16.12.22

Explorar as tendências para cozinhas 2023!

 

Tendências de cozinha 2023 - Fonte: Habitium.pt


Por Rosana Bartet

Membro da equipa de habitium.com/pt/

 

A remodelação da cozinha é atualmente um dos mais populares projetos domésticos. Como as pessoas interagem com a cozinha, mudou significativamente ao longo do tempo e é provável que isso continue. Como parte importante do interior da casa, é frequentemente atualizada e reparada, razão pela qual exploramos as tendências da cozinha 2023 e contamos-vos tudo sobre ela!

 

Tendências 2023 para criar a sua cozinha - Fonte: Habitium.pt

 

O design da cozinha está a tornar-se prático e reflexivo.

A tendência orienta-se para a simplicidade, cozinhas com desenhos minimalistas que já não parecem clinicamente sóbrias ou insípidas. Conseguem um equilíbrio entre o minimalismo aerodinâmico e o conforto delicado. Linhas e formas que incluem materiais nobres e concisos. A cozinha promove o fluxo de energia através de um ambiente despojado e harmonioso, no qual estão incluídos os elementos mais essenciais e funcionais. Uma série de ideias eficientes para uma vida sustentável, sem negligenciar a decoração.

 

Placas anti salpicos

 

Um protetor contra salpicos é um conjunto de azulejos ou paineis de algum material adequado instalado ao longo da parede, na parte de trás do lavatório, ou fogão de cozinha.

Hoje em dia, os azulejos de porcelana ou cerâmicos vêm em várias formas e tamanhos, no entanto, os tradicionais azulejos subterrâneos brancos tradicionais e os azulejos finos são substituídos por azulejos grandes e elegantes, mesmo grandes placas, simplesmente como um suporte feito de uma grande peça contínua de material. Podem ser combinados com a bancada ou usados como um acento na cozinha com uma cor ou padrão que contraste. Lajes lisas, granito, quartzo e mármore são clássicos.

Se quiser inovar, o vidro ou o aço são alternativas criativas e conseguem impedir a aderência de gorduras e suportar temperaturas elevadas.

O protetor contra salpicos não é apenas atrativo, é também funcional e a sua manutenção será proporcional às juntas que contém.

 

Curvas para as ilhas

 

Porque é que as ilhas de cozinha devem ter cantos retos? Hoje em dia, as formas são constantemente questionadas e os designers notam que as bordas arredondadas têm melhor aspeto e são ideais para reunir amigos e família numa cozinha moderna.

Já existem modelos que consistem, por exemplo, em cinco elementos curvos que podem ser combinados com secções retas para criar ilhas com formas pouco usuais, uma ideia divertida que torna possível brincar com formas e materiais em simultâneo.

 

Que haja luz!

 

As tendências de design de cozinha 2023 terão grandes janelas ao longo da bancada ou iluminação extra-larga sobre a ilha, ou fogão. O design interior beneficia enormemente de uma iluminação bem planeada e quando é adequada, pode transformar completamente um ambiente.

Há muitas opções diferentes de iluminação de cozinha - quando se trata de estética elegante, a iluminação encastrada, iluminação pendente sobre a ilha e iluminação de trilhos no teto são ótimas escolhas. Quando a ideia é manter um estilo cálido e acolhedor, independentemente da hora do dia, grandes janelas panorâmicas criam uma sensação de amplitude e abertura, integrando o ambiente exterior. As janelas também acrescentam uma dimensão extra ao design, dando ao espaço um aspeto limpo e clássico.

 

Cozinhas e iluminação para 2023 - Fonte: Habitium.pt

 

Fabricada em materiais naturais e orgânicos

 

Em 2023 os modelos inspirados pela natureza estarão na moda e receberá pontos extra se decorar as suas prateleiras de cozinha com algumas plantas. O plástico está completamente fora de circulação e é por isso que é tão importante prestar atenção à utilização de materiais orgânicos. Os armários de madeira natural, não pintada e as bancadas de pedra natural tornam-se obrigatórios para a renovação da cozinha. Embora o mármore e a madeira sejam populares, desta vez é interessante considerar os metais que combinam bem com eles.

As superfícies ganham profundidade e carácter através dos tons contrastantes da madeira e do metal.

O movimento verde manifesta-se em todo o lado, mesmo em artigos de cozinha: recipientes ou utensílios fabricados em madeira ou vidro, em vez de plástico, caixotes de lixo de aço inoxidável e recipientes de armazenamento de madeira estarão entre as outras alterações substanciais previstas para 2023.

 

Tecnologia inteligente

 

À medida que a tecnologia continua a avançar, espera-se que a utilização de tecnologia inteligente na cozinha aumente. Isto inclui dispositivos conectados Wi-Fi que podem ser controlados com um smartphone, dispositivos ativados por voz, torneiras inteligentes sem contacto, e muito mais. As cozinhas inteligentes não só são práticas, como também ajudam a poupar tempo e energia, uma vez que a maioria dos aparelhos inteligentes são mais eficientes do ponto de vista energético do que os aparelhos tradicionais.

 

Despensas ocultas ou despensas de mordomo

 

Por vezes referida como uma despensa funcional, a despensa do mordomo está a crescer em popularidade e espera-se mais em 2023: serve como armazenamento adicional de alimentos, áreas de cozinha dedicadas, cafeteiras ocultas, entre outros.

Imagine uma sala monocromática elegante, com todas as superfícies lisas e portas sem puxadores e depois, com o pressionar de um botão, emerge do centro da ilha da cozinha um conjunto de prateleiras, dispostas em duas filas alinhadas com a bancada de quartzo, contendo frascos de especiarias e outros ingredientes favoritos.

Para o ávido cozinheiro caseiro, esta é uma solução realmente inteligente, que mantém os artigos mais usados ao alcance, com fácil acesso, mas que nunca interfere com o minimalismo do espaço.

 

O melhor para a sua cozinha 2023 - Fonte: Habitium.pt


A arte das paredes com papel de parede

 

Os desenhos de papel de parede para a cozinha estão de volta em 2023. Tem muitas opções de decoração e pode escolher entre uma vasta gama de desenhos, desde os modernos aos intemporais, luminosos ou ténues. Antes de decidir, é essencial avaliar como tudo se conecta. O papel de parede é uma opção encantadora para a cozinha porque acrescenta textura, cor e quebra superfícies duras.

Mudar o aspeto das paredes é uma forma fácil de dar à sua cozinha um aspeto diferente e pode certamente fazer uma grande diferença na forma como o espaço é visto.

 

Dar cor às paredes

 

A mudança da cor das paredes de um ambiente pode criar um efeito dramático. As cores da paleta 2023 são ricas e vibrantes, o uso de azul-escuro e branco puro será complementado por amarelo e laranja queimado.

Se não gosta de cores vivas, ousadas, cores neutras como o cinzento e o branco, também não há problema, pois podemos esperar que a tendência da terracota continue.

As texturas de terra são a combinação perfeita de robustez e sofisticação, e os tons de argila cozida acrescentam aconchego a qualquer ambiente. As cores complementares da terracota são as cores ténues tais como branco, creme, mostarda, verde e azul-céu.  

Como cor, o verde é um verde orgânico encontrado na natureza e é o complemento perfeito para a madeira e outros tons naturais, adaptando-se facilmente em qualquer esquema de desenho e proporcionando um ambiente sereno.

 

Conclusão

 

Estes são algumas das novidades mais faladas para cozinhas e acreditamos que já estão a dar os seus primeiros passos para serem bem sucedidas na próxima temporada.

Há muitos materiais novos a explorar para as bancadas, designs marcantes para móveis de cozinha, tecnologia inteligente que torna a vida quotidiana mais fácil e funcional, acessórios de iluminação integral.

Além disso, estão a surgir grandes e vantajosas propostas que se estão a adaptar constantemente às mudanças dos atuais estilos de vida.

É seguro dizer que 2023 verá mais tendências do que nunca no design de cozinhas. Garantimos que o planeamento ou a remodelação da sua cozinha será uma experiencia muito interessante!

4 comentários:

  1. Uau, adorei as tendências! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Marta!
      Beijinhos e uma excelente semana.

      Eliminar
  2. Passei para desejar um excelente ano 2023 e bom fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada e igualmente!
      Feliz Quinta-feira, beijinhos.

      Eliminar

A sua opinião é muito importante para mim!
Deixe o seu comentário e o link do seu blog, para que eu possa retribuir.
Obrigado e volte sempre !

Your opinion is very important to me!
Leave your comment and your blog link so I can return your visit.
Thank you and always come back !