14.9.18

Grutas de Mira de Aire


Bom dia caros leitores! Com o fim de semana à porta, trago-vos uma sugestão para um passeio de fim de semana a não perder, uma visita às maravilhosas Grutas de Mira de Aire!

As Grutas de Mira de Aire foram descobertas e exploradas pela primeira vez em 1947 e depois ao longo de vários anos, até à sua abertura ao público, em 11 de Agosto de 1974. Foram eleitas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Grutas e Cavernas.


Estas são as maiores grutas turísticas de Portugal, contando com 11 km de extensão, embora apenas 600 metros estejam abertos à visita do público e situam-se no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, concelho de Porto de Mós, em Leiria -  Localização aqui.




As Grutas de Mira de Aire são de uma beleza impressionante: várias galerias majestosas e cursos de água de água cristalina, estalactites e estalagmites esculpidas ao longo de milhares de anos e que sobressaem entre efeitos de luzes.....uma experiência mágica e inesquecível, que nos leva até cerca de 130 metros de profundidade no interior da montanha.





Já não é a primeira vez que visito estas grutas, mas consigo ficar surpreendida como se nunca as tivesse visitado: são realmente majestosas e impressionantes! A visita começa com um video de cerca de 10 minutos, que nos explica tudo sobre as grutas e de seguida um guia encaminha-nos para a entrada das grutas: são cerca de 130 metros de profundidade, sempre a descer, por entre várias galerias e no final da visita a subida é feita de elevador até à superfície. 








Mas a visita não acaba aqui e quando saímos do elevador temos uma exposição de carácter permanente: "Riquezas Naturais do Mundo", que conta com uma colecção de rochas, minerais, gemas e fosseis, que eu adorei!





No exterior envolvente às grutas, podem ainda encontrar um jardim, um café, que também é loja de recordações e é onde se encontra a bilheteira, um restaurante, um parque aquático e até os bungalows das Casas da Gruta, para quem aqui quiser passar uma ou mais noites. 


O bilhete tem um valor unitário de 6,80 euros, para adultos e de 4,00 euros, para crianças dos 5 aos 11 anos (sendo grátis para crianças com idade inferior a 5 anos).

Para mais informações, consultem o site das Grutas de Mira de Aire, aqui.


Já conheciam e já visitaram as grutas? Contem-me tudo! Desejo-vos um excelente dia! Beijinho grande!


12 comentários:

  1. Conheço e gosto muito é realmente uma obra da natureza impar. Também já estive nas grutas de St António, aí muito perto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nossa que me lembre só visitei lugares assim quando era mais pequena, mas é bastante bonito sim
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Por acaso nunca visitei as grutas, mas adorei as fotos! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Ja fui à muito anos, fui pela escola e é um dia bem passado. Quando fui, vi as grutas de Mira D'aires e as de Santo António.
    Vale a pena o dia.

    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderEliminar
  5. Adoroooo, fui há uns 3 anos atrás e amei :D
    http://omundodajesse.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Já fui a muitas grutas mas essas não, obrigada pela sugestão. Confesso que só essas imagens conquistam ;)
    Beijinho!

    Sweetie

    ResponderEliminar
  7. É um local fantástico :)
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  8. Um local que eu adoro!! Já lá fui várias vezes e nunca me canso!!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Já lá fui em criança, mas está na hora de repetir a visita ��

    ResponderEliminar
  10. Adorava visitar é realmente lindíssimo!
    Beijinhos :) http://Daniela Amaro/

    ResponderEliminar
  11. Adoro, ainda não visitei mas quero muito.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Que sítio perfeito. Mesmo, mesmo, mesmo bonito!! Não conhecíamos, por isso mais uma vez muito obrigado pela partilha!! :D

    ResponderEliminar

A sua opinião é muito importante para mim!
Deixe o seu comentário e o link do seu blog, para que eu possa retribuir.
Obrigado e volte sempre !

Your opinion is very important to me!
Leave your comment and your blog link so I can return your visit.
Thank you and always come back !