28.4.23

Espaços multifuncionais: como decorar um espaço que sirva para múltiplos objetivo

Espaços multifuncionais - Fonte: Canva.




Por Rosana Bartet
Membro da equipa de habitium.com/pt/


Hoje em dia, muitas casas possuem espaços limitados e os proprietários devem otimizar a utilização de cada metro quadrado disponível, o que levou ao aparecimento de novos espaços multifuncionais que servem múltiplos objetivos, tais como trabalho, entretenimento e relax. 
Vamos explorar a forma de decorar um espaço multifuncional de sucesso que se adapte às suas necessidades.

O que são espaços multifuncionais?


Os espaços multifuncionais são ambientes concebidos para servir vários objetivos e que são ideais para pessoas com um estilo de vida ativo e querem aproveitar ao máximo cada centímetro da sua casa.

Por exemplo, uma sala de estar que funciona como sala de jantar ou uma sala que funciona como quarto e escritório. A ideia por detrás destas zonas é explorar a funcionalidade e a utilização do espaço disponível.

Espaços multifuncionais para entretenimento e descanso - Fonte: Canva.


Considerações sobre o design multifuncional


Ao conceber um espaço polivalente, é importante ter em conta alguns fatores-chave: a disposição do mobiliário, a iluminação e a arrumação são alguns dos pontos estratégicos a considerar.

De seguida algumas dicas para maximizar a utilização do espaço.


Disposição dos móveis


É importante escolher um mobiliário que seja funcional e que aproveite ao máximo o espaço disponível e no processo de seleção, o ideal é pensar nas diferentes funções que o espaço terá, na sua adaptação e na forma como podem ser combinadas.


Iluminação do ambiente



A iluminação é essencial para criar um ambiente acolhedor e funcional, que tenha em conta que cada atividade, dependendo do espaço, exigirá uma iluminação reforçada de forma eficaz. Por exemplo, para a zona de trabalho, será adequada uma boa iluminação direta, enquanto para a zona de relaxamento, será adequada uma iluminação indireta e quente.


Lugar de armazenamento



Disponha de um espaço de arrumação suficiente para tudo o que é necessário para cada atividade, de modo a ter acesso ao que é necessário em função das necessidades. Por exemplo, na área de trabalho, deve ser mantido um espaço para guardar ficheiros e documentos, enquanto na área de descanso, outro espaço deve ser utilizado para guardar roupa de cama e outros artigos.


Ambientes multifuncionais - Fonte: Canva.


Exemplos de espaços multifuncionais



Existem vários exemplos de espaços multifuncionais de sucesso, como um quarto que funciona como escritório ou uma sala de estar que funciona como sala de jantar.
Nestes casos, a chave do sucesso é um planeamento cuidadoso e a seleção de móveis com características versáteis e funcionais.

Por exemplo: uma sala de estar/jantar num espaço pequeno, que admite no seu design uma zona de estar com um sofá e uma mesa de centro que também serve de zona de refeições. Ao escolher o móvel, é importante que este seja adaptável e permita aproveitar o máximo do espaço disponível.
Um quarto-escritório num ambiente pequeno, a ideia integra um ambiente que serve simultaneamente de quarto e de área de trabalho. Neste caso, é importante escolher uma cama que possa ser dobrada ou escondida para libertar espaço durante o dia.


Como criar uma área de trabalho num espaço multifuncional


Criar um ambiente de trabalho com características multifuncionais pode ser um desafio, mas é possível com algum planeamento.
Em primeiro lugar, escolha um local tranquilo e privado para trabalhar, depois, escolha mobiliário adequado às tarefas de trabalho.

Em segundo lugar, selecione uma secretária que se adapte ao espaço disponível e permita o armazenamento de artigos de papelaria, livros e outros bens essenciais. É aconselhável avaliar se a secretária possui uma superfície suficiente para o computador e outros dispositivos eletrónicos, incluindo prateleiras incorporadas para maximizar a utilização do espaço disponível. Em geral, escolha uma cadeira ergonómica que permita uma boa postura e não provoque fadiga.

Além disso, é importante ter em conta a iluminação da área de trabalho, assegurando que existe luz natural ou artificial suficiente e utilizando um candeeiro de secretária, se necessário.

Uma vez determinado o mobiliário básico, é necessário organizar o ambiente.

Móveis multifuncionais - Fonte: Canva.


Como criar uma zona de entretenimento num espaço multifuncional


Criar uma zona de entretenimento adaptável é uma forma fácil de acrescentar valor a um determinado espaço. Idealmente, escolha um sofá ou poltrona confortável e acolhedor que lhe permita desfrutar de filmes ou programas de televisão com todo o conforto e também é interessante considerar uma mesa de centro que permita colocar bebidas, snacks e revistas.

Em termos de iluminação, as luzes ténues e reguláveis podem criar um ambiente acolhedor e velas ou uma lareira elétrica também podem ser adicionadas para aumentar a sensação de conforto e calor.


Como criar uma área de descanso num espaço multifuncional


Para garantir um espaço confortável e acolhedor, devem escolher-se móveis cómodos e que convidem ao relaxamento. Por exemplo, um sofá-cama, uma otomana ou uma cadeira reclinável são opções ideais e também podem ser adicionadas almofadas e mantas para aumentar o conforto.

Em termos de iluminação, é importante ter em conta a luz natural e acrescentar candeeiros de leitura, se necessário. Também pode acrescentar plantas ou elementos decorativos que promovam a tranquilidade e o relaxamento.

Áreas multifuncionais - Fonte: Canva.


Conclusão


Ao conceber um espaço multifuncional que inclua áreas de trabalho, de entretenimento e de relaxamento, podem surgir desafios, mas com um planeamento adequado na escolha dos móveis, na organização do espaço e no design multiuso estratégico tudo é possível.

Criar atmosferas acolhedoras e produtivas é viável, criando um ambiente harmonioso e versátil, com a opção de trabalhar, descansar e realizar diferentes atividades no mesmo local. Lembre-se que o segredo é encontrar o equilíbrio perfeito entre funcionalidade e conforto, num espaço que se adapte facilmente às suas necessidades e estilo de vida.


3 comentários:

  1. Loved this post, thanks for your sharing...

    ResponderEliminar
  2. Que espaços giros,….
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  3. Achei umas ideias lindas!
    Invítote a passar pelo meu blog. Feliz semana!

    ResponderEliminar

A sua opinião é muito importante para mim!
Deixe o seu comentário e o link do seu blog, para que eu possa retribuir.
Obrigado e volte sempre !

Your opinion is very important to me!
Leave your comment and your blog link so I can return your visit.
Thank you and always come back !