20.3.23

Maximalismo: a tendência que está a conquistar a decoração.

Maximalismo: a nova tendência em decoração - Fonte: Canva.


Por Rosana Bartet

Membro da equipa de habitium.com/pt/


Nos últimos anos temos visto uma tendência crescente para uma estética mais exuberante e opulenta no design de interiores, isto é o maximalismo, uma tendência que aposta na adição de elementos decorativos, na mistura de padrões e cores e até na incorporação de peças de arte com mobiliário de diferentes estilos e épocas. 
Neste artigo, vamos explorar esta tendência em profundidade e ver por que razão está a ganhar popularidade no design de interiores.


O conceito e origem do maximalismo


Maximalismo é um conceito que teve origem na moda dos anos 80 e 90 e foi adotado pela área de design de interiores como reação contra o minimalismo e o estilo escandinavo, que predominaram na decoração durante a última década. O maximalismo propõe uma estética barroca, eclética e vibrante, onde cada elemento tem um papel preponderante e a exuberância é a norma reinante.


As principais características do maximalismo


Esta nova tendência na decoração enfatiza a utilização de cores intensas, estampados vistosos, texturas ricas e variadas e inclui vistosas peças de arte e decoração em excesso. Num espaço maximalista, os detalhes abundam e cada canto conta uma história única. É comum ver fusões de estilos e épocas, assim como a presença de elementos kitsch e vintage.
Maximalismo e modernidade - Fonte: Canva.




Exemplos visuais de espaços maximalistas


Para melhor compreender esta tendência, nada melhor do que olhar para alguns exemplos visuais de espaços maximalistas que podem ser utilizados para descrever ambientes completos. 
Numa sala de estar maximalista, por exemplo, pode encontrar um sofá de veludo numa cor intensa como o azul elétrico, combinado com almofadas estampadas, um tapete de couro sintético, uma mesa de café em mármore e um candeeiro dourado. As paredes podem ser cobertas com papel de parede com estampas florais e acima da lareira podemos encontrar uma coleção de vasos e vários objetos decorativos.


Maximalismo para decoração de interiores - Fonte: Canva.



Porque é que o maximalismo está a conquistar a decoração?


Uma das principais razões é que o maximalismo representa uma forma única de expressão pessoal. Num mundo em que prevalece a normalização e uniformidade e o maximalismo permite às pessoas mostrar a sua personalidade e gostos de uma forma mais criativa e muito mais livre. Além disso, o maximalismo, ao criar ambientes mais acolhedores e aconchegantes, traz calor e conforto aos espaços.


Maximalismo: tendência popular 2023 - Fonte: Canva.


Comparação com outras tendências e estilos de decoração


O Maximalismo é uma opção mais arriscada e ousada. Ao contrário do minimalismo e do estilo escandinavo, que se concentram na simplicidade e funcionalidade, o maximalismo visa a opulência e a extravagância. 
Vale a pena destacar que o maximalismo é largamente compatível com outros estilos e podemos encontrar espaços maximalistas com influências boémias, clássicas e contemporâneas, entre outros estilos alternativos.



Tendência maximalista de decoração - Fonte: Canva.



Como incorporar o maximalismo na sua casa?


Se deseja incorporar o maximalismo na sua casa, aqui estão algumas dicas práticas sobre como o fazer.

Antes de mais, pense na paleta de cores que pretende utilizar. Os maximalistas optam frequentemente por cores vibrantes e ousadas, mas também podem optar por uma paleta mais sóbria e equilibrada, isto dependerá da personalidade das pessoas que moram na casa.

Em segundo lugar, incorporar diferentes texturas e padrões para a decoração têxtil: almofadas, tapetes e cortinas são uma ótima forma de acrescentar textura e cor a qualquer espaço.

Em terceiro lugar, misturar destemidamente diferentes estilos e épocas na decoração. Os maximalistas são conhecidos por misturar estilos como o vintage, boémio e clássico, criando uma estética única e singular.

Embora o maximalismo seja sobre abundância, é importante ter em mente que demasiada coisa pode ser confuso e desordenado. Para manter um equilíbrio estético, é ideal selecionar cuidadosamente os elementos que se deseja incorporar. Além disso, é imprescindível considerar a disposição do espaço e o fluxo do ambiente para que o excesso não ocasione numa sensação de sobrecarga.



Maximalismo para decorar a casa- Fonte: Canva.


Alguns exemplos de espaços maximalistas em diferentes estilos de decoração


Um espaço boémio pode incorporar almofadas e cobertores coloridos, bem como elementos naturais tais como plantas e peças de madeira esculpidas.
Por outro lado, um espaço clássico pode incorporar detalhes ornamentais nas molduras das paredes e peças de mobiliário com acabamentos luxuosos.
Pode também ser um espaço contemporâneo que integra peças de arte moderna e mobiliário com desenhos ousados e esculturais.


Maximalismo e design de interiores - Fonte: Canva.


Conclusão


O maximalismo está a ganhar força no design de interiores e pode ser uma ótima forma de criar espaços cheios de vida e personalidade. Com as dicas e exemplos práticos deste artigo, poderá incorporar elementos maximalistas num ambiente de uma forma equilibrada e esteticamente agradável. A tendência do maximalismo está aqui para ficar e o seu impacto no design de interiores será certamente perceptível nos próximos anos.

1 comentário:

  1. Um post interessante,...gostei,...
    Passei para desejar uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

A sua opinião é muito importante para mim!
Deixe o seu comentário e o link do seu blog, para que eu possa retribuir.
Obrigado e volte sempre !

Your opinion is very important to me!
Leave your comment and your blog link so I can return your visit.
Thank you and always come back !