Transformar a casa num ambiente ecológico - Fonte: Canva.
Por Rosana Bartet
Membro da equipa de habitium.com/pt/
As casas são uma das maiores fontes de impacto ambiental.
Em alguns países as habitações são responsáveis por cerca de 20% do consumo total de energia e por cerca de 15% de todas as emissões de gases com efeito de estufa.
Tornar a casa mais ecológica é uma ótima forma de reduzir o impacto no ambiente e poupar dinheiro nas contas de energia.
Porque é importante que a casa seja ecológica?
Há muitas razões pelas quais é importante tornar a casa ecológica. Uma casa ecológica beneficia tanto o ambiente como os seus ocupantes, poupando energia, água e dinheiro, reduzindo as emissões de carbono e promovendo um ambiente mais saudável e sustentável. Eis algumas das razões mais importantes:
Uma casa sustentável – Fonte: Canva.
Reduzir o impacto ambiental
As casas ecológicas são concebidas para consumir menos energia e água e produzir menos resíduos, o que ajuda a reduzir o impacto no ambiente e a combater as alterações climáticas.
Poupar dinheiro
As casas ecológicas são frequentemente mais eficientes em termos energéticos e podem ajudar os proprietários a poupar dinheiro nas suas faturas de energia. Este pode ser um grande benefício, especialmente para aqueles que vivem em áreas com altos custos de energia.
Devido a estas adaptações, as casas podem ser concebidas para serem mais eficientes e utilizarem menos recursos.
Casas ecológicas mais saudáveis
As casas ecológicas são feitas com materiais isentos de produtos químicos nocivos e poluentes. Isto pode melhorar a qualidade do ar dentro de sua casa, o que pode levar a uma melhor saúde para si e para a sua família.
Melhorar a nossa saúde
As casas ecológicas são frequentemente mais saudáveis para as pessoas que nelas vivem e isto deve-se ao facto de serem frequentemente mais bem ventiladas e terem uma qualidade do ar mais limpa. Os padrões de vida ecológicos também ajudam a reduzir o stress e a melhorar o bem-estar geral.
Aumentar o valor das propriedades
As casas ecológicas estão a tornar-se cada vez mais populares e têm atualmente um preço mais elevado no mercado imobiliário. Isto deve-se ao facto de os compradores procurarem casas que sejam amigas do ambiente e que lhes permitam poupar dinheiro a longo prazo.
Criar um futuro mais sustentável
As casas ecológicas são um passo em direção a um futuro mais sustentável, pois ao tornar as nossas casas mais ecológicas, é possível reduzir a nossa dependência dos combustíveis fósseis e criar um modo de vida mais consciente e sustentável.
Como transformar gradualmente uma casa num ambiente ecológico?
Há muitas formas de tornar as nossas casas mais ecológicas e fazendo pequenas alterações nas nossas casas, podemos fazer uma grande diferença para o ambiente, para a nossa própria saúde e para o bem-estar de toda a família.
Casa com baixo consumo de energia e sustentável - Fonte: Canva.
Utilize aparelhos com baixo consumo de energia
Os aparelhos com baixo consumo requerem menos energia para funcionar, o que pode reduzir as faturas de energia e ajudar a reduzir a sua emissão de carbono. Recomendamos que procure a etiqueta Energy Star quando comprar novos eletrodomésticos para se certificar de que são amigos do ambiente.
Melhore as suas lâmpadas
As lâmpadas incandescentes tradicionais são atualmente muito ineficientes e gastam muita energia. As lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) e os díodos emissores de luz (LED) são mais eficientes e duram mais tempo. As lâmpadas fluorescentes compactas e LED estão disponíveis numa vasta gama de modelos com cores e estilos, totalmente adaptáveis a todas as necessidades.
Vede as fugas de ar
As fugas de ar à volta das janelas e portas podem deixar entrar ar quente no verão e ar frio no inverno, fazendo com que o seu sistema de ventilação trabalhe mais e gaste mais energia. É por isso que é uma boa ideia vedar as fugas de ar com massa ou vedantes.
Isole a sua casa
O isolamento ajuda a manter a sua casa quente no Inverno e fresca no Verão, reduzindo a dependência do seu sistema de isolamento. Existem muitos tipos de isolamento disponíveis, pelo que é possível escolher um que seja adequado ao clima e ao orçamento da sua casa.
Reduzir o consumo através da adaptação da casa - Fonte: Canva.
Instale um termóstato programável
Um termóstato programável pode ajudá-lo a poupar energia, ajustando automaticamente a temperatura da sua casa quando está a dormir ou ausente e existem opções inteligentes que podem automatizar a sua utilização conforme necessário.
Desligue os aparelhos eletrónicos quando não os estiver a utilizar
Mesmo quando estão desligados, muitos aparelhos eletrónicos continuam a consumir energia, o que se designa por "carga fantasma", por isso, desligar os aparelhos eletrónicos da tomada quando não estão a ser utilizados pode ajudar a reduzir o desperdício de energia.
Faça compostagem dos seus restos de comida
Os restos de comida podem ser compostados e transformados em composto rico em nutrientes, que pode ser utilizado para fertilizar o jardim ou o quintal. A compostagem é uma ótima forma de reduzir os resíduos e, ao mesmo tempo, ajudar o ambiente.
Reduza, reutiliza e recicle
Os "3 Rs" são uma forma simples de reduzir o impacto ambiental e reduzir a quantidade de resíduos que produz comprando menos coisas.
Reutilizar objetos sempre que possível e reciclar materiais que podem ser reciclados é uma forma de ajudar muito, mesmo que não pareça.
Renovação de casas para ambientes amigos do ambiente - Fonte: Canva.
Regue a relva e o jardim de forma eficiente.
Regar a relva e o jardim de forma ineficaz pode provocar um grande desperdício de água. Regue as suas plantas durante as horas mais frescas do dia e regue-as apenas quando necessário. Também é possível instalar um sistema de rega gota a gota, uma alternativa ideal para regar as plantas de forma mais eficiente.
Escolha produtos sustentáveis.
Ao comprar produtos, é aconselhável escolher produtos feitos de materiais sustentáveis e fabricados de forma amiga do ambiente. Existem muitos produtos sustentáveis disponíveis, pelo que pode encontrar os que se adequam às suas necessidades.
Envolva-se na sua comunidade.
Há muitas maneiras de se envolver na comunidade e fazer a diferença: pode ser voluntário numa organização ambiental, participar em reuniões da câmara municipal ou simplesmente falar com os seus vizinhos sobre as formas mais eficientes de reduzir o seu impacto ambiental.
Utilização eficiente dos recursos
As casas ecológicas são geralmente construídas com materiais sustentáveis e duradouros, o que ajuda a reduzir os resíduos e a extração necessária de recursos naturais, além disso, incentiva-se a reciclagem e a reutilização de materiais na construção e decoração da casa.
Casas amigas do meio ambiente - Fonte: Canva.
Conclusão
As casas são uma fonte permanente de poluição e de impacto ambiental, por conseguinte, ao modificarmos as casas para que sejam mais ecológicas, podemos reduzir a nossa influência no ambiente e ajudar a protegê-lo, a fim de preservar o planeta para as gerações futuras.
Uma casa ecológica beneficia tanto o ambiente como os seus ocupantes, poupando energia, água e dinheiro, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir as emissões de carbono e a promover um ambiente mais saudável e sustentável.
Quando se pensa em construir ou comprar uma casa nova, o ideal é procurar opções ecológicas e é uma ótima maneira de contribuir para o bem-estar geral em pequenos passos.
Achei umas dicas muito interessantes!
ResponderEliminarInvítote a passar pelo meu blog. Beijos!
Obrigada! Beijinhos, boa Sexta-feira!
Eliminar