15.9.17

Atacama, Chile, um lugar do outro mundo! - Parte I

Venho partilhar convosco a minha última aventura: o deserto de Atacama, no Chile, um lugar do outro mundo! Fiquei completamente fascinada com Atacama, é maravilhoso, diferente, espectacular e parece realmente que estamos noutro planeta!


Estando num deserto poderíamos pensar que só vamos ver areia e rochas e que pouca vida aqui poderá existir, mas em Atacama não é assim! Existem muitas rochas e areia, sim, mas também existem extensos salares e lagoas repletos de vida e existem montanhas, vulcões,  geysers e oásis no meio do nada! As cores são muitas e fora do comum e as paisagens são fantásticas e deixam-nos sem respiração e não é só pela elevada altitude!


Salar de Atacama, o maior do Chile e o terceiro maior do mundo!

Vado Putana

Uma das muitas famílias de vicunhas que vivem livremente no deserto. 

Para chegar a Atacama, apanhámos um voo desde Santiago e mais uma vez na companhia aérea Latam, que tem pacotes completos de voo, hotel e excursões e foi isso mesmo que escolhemos, não tendo de nos preocupar com absolutamente mais nada!


O voo demora cerca de 1,45 horas de Santiago até ao Aeroporto de Calama e depois, cerca de mais 1,30 horas de autocarro (transfer incluído no pacote da Latam) até San Pedro de Atacama, o local ideal e "obrigatório" para ficar num hotel e de onde partem todas as excursões para o deserto.





 Hotel Diego de Almagro, San pedro de Atacama.

O hotel que escolhemos foi o Hotel Diego de Almagro, excelente e muito bonito, com quartos amplos, confortáveis e silenciosos! Possui banho com chuveiro e tem secador de cabelo. Além disso tem uma piscina enorme (e mais duas para crianças), óptima para nadar um pouco, embora a água seja bem frescota no Inverno devido às noites frias (a piscina é exterior e não é aquecida). O pequeno almoço, tipo buffett é excelente! 
Este hotel fica mesmo no centro de San Pedro de Atacama, junto à Rua Caracoles, a rua principal da vila, onde podem encontrar restaurantes, bares, agências de turismo, lojas de lembranças, artesanato, etc......e são mesmo muitas as lojas: porta sim, porta sim!

Recomendamos este hotel por experiência própria, no entanto existem outras opções, é apenas uma questão de pesquisarem a que melhor vos convém!




Plaza de armas e ruas de San Pedro de Atacama.

San Pedro de Atacama é um oásis no meio do deserto, a 2.400 metros de altitude e a 100 quilómetros de Calama, onde se situa o aeroporto mais próximo. É um lugar à parte, de casas de adobe e de ruas de terra batida, com lojinhas por todo o lado e turistas de todas as nacionalidades, sedentos, como nós, de percorrer este lugar mágico e descobrir os seus tesouros escondidos!


Atacama é um local a visitar pelo menos uma vez na vida! Mas Atacama também é o deserto mais alto e mais árido do mundo e por isso, para que  a vossa viagem seja um sucesso, devem tomar as devidas precauções! Isto pode (e vai) fazer toda a diferença, acreditem!

 - San Pedro de Atacama, o local onde se vão hospedar, fica a 2.400 metros de altitude tal como já referi  e este é o local mais baixo em que vão estar/visitar! Muitas pessoas sentem dores de cabeça, tonturas e má disposição devido à elevada altitude e para evitar ou minorar isso é de extrema importância hidratarem-se constantemente! Devem andar sempre com água e beber constantemente, seja para onde for que vão. Também é normal sentirem-se um pouco mais cansados ao fazerem algo, o ar é mais rarefeito quanto maior é a altitude e assim sendo, evitem movimentos bruscos, como por exemplo levantarem-se rapidamente. Atenção que nem todos sentimos estes efeitos e depende de cada pessoa, de qualquer forma, mais vale prevenir que remediar e eu que o diga, que mesmo com todos os cuidados tive logo uma crise de enxaqueca mal cheguei!

- Estamos a visitar um deserto, neste caso o mais alto e árido do mundo e por isso as temperaturas são altas de dia e baixas à noite, tanto de Verão como de Inverno. E quanto mais alto o lugar que visitam, mais baixas serão as temperaturas ao final do dia ou ao início da manhã. Assim sendo, devem trazer para Atacama roupas quentes, para usar de manhã e ao final do dia (e em zonas mais elevadas) e roupas mais frescas para usarem durante as horas de maior calor. O ideal é vestirem roupa por camadas, que possam tirar ao longo do dia conforme as temperaturas subirem e que possam voltar a vestir ao fim do dia, pois após o sol se por, a temperatura cai rapidamente, acreditem! Uma t-shirt de algodão, de preferência com manga comprida para proteger dos raios solares, um casaco polar e um corta-vento, que possam vestir e despir conforme sintam necessidade. O calçado deve ser confortável e nada melhor que botas de caminhada, que se devem preparar para sujar e muito....há areia e terra por todo o lado!

- Na visita aos Geysers del Tatio (imperdível) vão subir até aos 4.320 metros de altitude e a hora de chegada habitual é entre as 7 e as 8 da manhã, por isso vão enfrentar temperaturas extremamente baixas! Devem ir bem protegidos, com as habituais três camadas de roupa (uma segunda pele térmica é muito importante) e neste caso aconselho o mesmo para as pernas, umas calças térmicas por baixo das calças normais, gorro, luvas, cachecol e meias bem quentes! Nós visitámos agora em Setembro e posso dizer-vos que estavam -8 graus às 8 da manhã e mesmo com luvas bem quentes os meus dedos doíam com o frio!

- Outra coisa extremamente importante é protegerem-se do sol e do vento, especialmente durante as horas em que os raios UV estão mais elevados! Chapéu, óculos de sol e protector solar sempre!!! E como o vento também queima e seca a pele, um bálsamo labial com protecção solar, um creme hidratante e o corta vento de que vos falei também devem andar sempre convosco!

- Em Setembro é normal haver muito vento e o vento trás consigo a areia e o pó, claro, por isso uma daquelas golas de microfibra é um bom acessório a trazer convosco! Além de dar um ar mais fashion ao vosso look, podem sempre colocar à frente da boca e do nariz para vos proteger da incómoda areia, eu usei e ajudou imenso! E os óculos de sol, neste caso também ajudam a proteger os olhos da areia!

- Algo que pode ajudar é soro fisiológico, para hidratar os olhos e o nariz, que tendem muito a secar, principalmente se estiver muito vento!

- Ainda para o "mal das alturas" e além de beberem água constantemente, existe ainda uma "ajuda extra" em todas as lojas de San Pedro de Atacama, rebuçados e folhas de coca para mascar! É verdade, ajudam sim e toda a gente o comprova! Mas é só para aqui, ok?!

- Para o corpo se habituar à elevada altitude, devem visitar nos primeiros dias os locais mais baixos como o Valle de la Luna  e o Vale de Marte e deixar para os últimos dias os lugares de altitude mais elevada, como as lagunas Altiplânicas ou os Geysers del Tatio.

- Para comprarem lembranças, há lojas por toda a Rua Caracoles e junto à igreja, na praça Plaza de Armas, há um corredor muito comprido com bancadas de ambos os lados, repletas de coisinhas bonitas, o dificil é escolher!

- Há um banco em San Pedro de Atacama onde se pode levantar dinheiro, mas nós preferimos levantar dinheiro (pesos chilenos, sempre) em Santiago, pois, pelo menos para nós, portugueses, levantar dinheiro no Scotiabank tem menos despesas associadas que nos outros banco chilenos (e em San pedro não há Scotiabank).


Imagens aéreas da região de Antofagasta, onde se encontra Atacama, o deserto mais alto e árido do mundo!

Agora que sabemos tudo o que devemos ter em conta para visitar Atacama,  estamos preparados para visitar os tesouros que nos esperam a cada canto! E é isso que vos vou mostrar na próxima publicação, que esta já vai longa (mas necessária)!

Tenham uma Sexta-feira maravilhosa e até já! Beijinho enorme!

62 comentários:

  1. Nossa que esse lugar é bastante bonito confesso que tenho vindo a gostar muito de conhecer um pouco por onde tens viajado
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sofia!
      Beijinho grande e bom fim de semana <3

      Eliminar
  2. Que lugar lindo, adorei as fotos.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!
      Beijinho grande e bom fim de semana <3

      Eliminar
  3. Uau! Mais um lugar maravilhoso por terras chilenas! Quem diria que o Chile tem tanto para descobrir. Não sei se me iria dar bem por aí, devido à altitude... tenho problemas de asma...mas lá que é lindo, Carla, lá isso é! :) Atacama... um deserto com tanta vida! A natureza é realmente surpreendente!
    Beijinho. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Elisabeth, quem diria, eu nem sequer imaginava!
      A natureza está sempre a surpreender-nos e é maravilhosa....há lugares lindos em cada canto do nosso planeta <3
      Beijinho grande <3

      Eliminar
  4. Nossa que sonho, que lugar lindo, fiquei encantada
    beijos http://www.blogdaxavier.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um lugar diferente e encantador :)
      Beijinho e bom fim de semana <3

      Eliminar
  5. Meu deus tanta beleza, parece mesmo noutro planeta! Sem dúvida que adorava visitar <3
    Beijinhos e bom fim-de-semana, The Fancy Cats | Kawaii Box Giveaway

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhoso e vale mesmo a pena visitar! <3
      Beijinho grande e bom fim de semana <3

      Eliminar
  6. Que imagens bonitas!! Deve estar a ser uma aventura e pêras Carla!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ser mesmo uma aventura <3 Tudo tão lindo <3
      Beijinho grande e bom Domingo <3

      Eliminar
  7. Um verdadeiro paraíso né? Gostaria muito de viver bons momentos ao lado de pessoas que amo em um lugar como esse! Lindas fotos, arrasou mesmo!
    Beijos,

    Blog Senhorita Deise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente um lugar fantástico e que vale a pena visitar!
      Muito obrigada <3
      Beijinho e resto de um bom fim de semana <3

      Eliminar
  8. Hello!! I love your blog !! your posts are really very interesting !! I wait in my blog, I have just published a New post! Please, follow me ❤️
    http://loryschannelmakeupandbeauty.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Thanks so much! It is really amazing :)

      Have a great week, kisses <3

      Eliminar
  10. que sitio lindo, andava cheia de inveja no instagram eheh

    fico a espera da proxima parte!

    beijinho

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh :D É um lugar fora do comum mesmo <3

      Beijinho e boa semana <3

      Eliminar
  11. Belas imagens...até já me senti a viajar um pouquinho por aqui!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  12. Parece mesmo saído de outro planeta! Adorava visitar :)

    https://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. É mesmo um lugar do outro mundo, lindo!
    Estou a adorar acompanhar a tua viagem pelos teus posts!

    Beijinhos
    https://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada <3 Parece mesmo do outro mundo! ;)
      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar
  14. É tão bonito e surpreendente. Nunca imaginei ver um deserto assim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não fazia ideia! Fiquei fascinada :)
      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar
  15. Que lugar maravilhoso! Parece ter sido mesmo uma viagem incrível e adorei as dicas, agora só me falta o dinheiro pra comprar a passagem HAHA
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena visitar! Tens mesmo de arranjar o dinheiro para a passagem :D
      Beijinho e continuação de uma boa semana <3

      Eliminar
  16. Que lugar magnífico! Adorei as fotos, querida! :D
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Martinha <3
      Beijinho e continuação de uma boa semana <3

      Eliminar
  17. Que lugar e fotografias maravilhosas. Adorava conseguir visitar um dia! Por agora, já viajei um bocadinho aqui. Quero muito ver as próximas fotografias! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana, quem sabe, se calhar visitas :) <3
      Beijinho grande e continuação de uma boa semana <3

      Eliminar
  18. Muito, muito obrigado minha querida!
    Sim, também era como tu, Carla, e optava por fazer por casa. Mas chegou uma altura em que precisava de as delinear e de as deixar mais certinhas :D Experimenta porque vale imenso a pena!

    OMG que lindo :o Por acaso fascina-me pisar o deserto. Não sei, talvez por aquela ideia que vamos fazendo e dos filmes que vamos vendo. O vosso Hotel era só incrível :o

    NEW DECOR POST | Prepare Your HOME FOR FALL.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mesmo de experimentar Miguelito ;)
      O hotel era muito fixe mesmo, só não experimentamos a piscina que a água estava fria, eheheh :D
      Beijinho e continuação de uma boa semana!

      Eliminar
  19. Such a amazing post<3
    Have a lovely day.
    Kiss
    http://www.swisstwins.ch/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank's so much <3

      A lovely day for you too, kisses <3

      Eliminar
  20. wow que paraíso fiquei apaixonada pelas fotos
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia, Atacama foi uma inspiração para as minhas fotos :)
      Beijinho grande e continuação de uma boa semana <3

      Eliminar
  21. Definitivamente é um lugar de outro mundo. O que mais gostei nestas publicações foi o facto de nos mostrares sítios lindíssimos, mas em que não pensaria inicialmente para uma viagem! Uma autêntica maravilha!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UMA BEAUTY BOX!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Cátia, concordo contigo, eu também nunca vi o Chile como um destino de férias! Estava completamente enganada ;)
      Beijinho grande e continuação de uma boa semana <3

      Eliminar
  22. Que lindo!! Adorava visitar :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito lindo, se puderes visita :)
      Beijinho grande e continuação de uma boa semana <3

      Eliminar
  23. Mas que lugar lindo!
    Uma aventura que, acredito, valerá muito a pena!
    Beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo uma aventura do outro mundo Vânia, fiquei fascinada :)
      Beijinho grande e continuação de uma boa semana <3

      Eliminar
  24. waoo its awesome place you such a great time spand there...
    wpthemesfree.website best wordpress themes free download

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, it was very beautiful! :)
      Have a great week!

      Eliminar
  25. Bem que experiência única, o hotel parece um verdadeiro charme e esses locais, meu deus, parece tudo muito bonito! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um lugar único, mesmo do outro mundo ;)
      Beijinho e continuação de uma boa semana!

      Eliminar
  26. Que lugar incrível!! Adorava ir aí!
    Adorei as fotos!
    Enjoy*
    Beijinho grande <3

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susaninha, vai que vale a pena! Só não é aconselhável levar crianças par os Geyserz del Tatio, por er demasiado "violento" para o organismo: temperaturas muito baixas, altitude muito elevada e hora de tour demasiado cedo. De resto e com as devidas precauções não deverá haver problema :)
      Beijinho grande e continuação de uma boa semana <3

      Eliminar
  27. Que sitio incrível, adorava visitar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena visitar Virginia, aconselho mesmo!
      Beijinho grande e continuação de uma boa semana <3

      Eliminar
  28. ¡Hello!
    Beautiful photos. Great post.
    I'm your new follower.
    Follow for follow? :)
    https://aprovechalavidacadadiaa.blogspot.com.es/
    ¡Kiss!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank's so much and welcome <3

      I'm allready following you too :9

      Have a great week, kisses <3

      Eliminar
  29. Estou fascinada com a beleza desse lugar maravilhoso! As fotos estão lindíssimas, a descrição está completa e muito fluida e as dicas são preciosas. Estou ansiosa pela próxima publicação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida <3 Fico tão feliz que tenhas gostado.

      As dicas são mesmo muito importantes! Quando fomos aos Geysers, a 4.200 metros de altitude, numa viagem de quase 2 horas, uma senhora que também ia na tour, dormiu o caminho todo e não bebeu nenhuma água, assim que acordou, quando chegámos, ficou extremamente mal disposta :(

      Beijinho grande <3

      Eliminar
  30. Muito, muito obrigado, minha querida Carla, por essas palavras que fizeram o meu dia! Foi tudo incrível e para a semana já vos ponho a par de tudo, sim?! :D

    NEW COOKING POST | Quinoa With Mix of Chinese Vegetables.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa Miguel, tu mereces :) É tão bom podermos realizar os nossos sonhos e ver os nossos amigos realiza-los também :)
      Fico a aguardar :D

      Beijinho, tem uma excelente semana <3

      Eliminar
  31. Sem duvida um paraiso!
    Já me convenceste a ir!
    Gostei muito do teu cantinho!

    Beijocas

    http://tudosobretudon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sandra :)
      Acredita que é um dos lugares a visitar mesmo uma vez na vida! Se fores não te vais arrepender :)

      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar

A sua opinião é muito importante para mim!
Deixe o seu comentário e o link do seu blog, para que eu possa retribuir.
Obrigado e volte sempre !

Your opinion is very important to me!
Leave your comment and your blog link so I can return your visit.
Thank you and always come back !