7.3.18

Pelo Alentejo, Parte II - Moura, Alqueva, Portel e Viana do Alentejo.

No início da semana passada levei-vos comigo numa viajem por terras alentejanas e para quem ainda se lembra (ou não), o primeiro destino foi Reguengos de Monsaraz. Se ainda não leram ou se querem relembrar, vejam tudo nesta publicação aqui.

Continuando então a nossa viagem, chegámos a Moura, uma linda cidade do distrito de Beja, situada na margem esquerda do Rio Guadiana.
É uma cidade com séculos de história, que, diz a lenda da Moura Salúquia, deve o seu nome a uma princesa moura (Moura Salúquia) que se precipitou da torre do castelo, após a conquista da cidade pelos Cristãos e ao saber da morte do seu amado.
Foi conquistada aos Mouros em 1166, perdida e reconquistada diversas vezes, até à sua conquista definitiva em 1295.
Em 1554 recebeu o título de "Notável Vila de Moura" e foi elevada à categoria de cidade em 1988.

História à parte, esta cidade é lindíssima e tivemos o prazer de o comprovar, ao percorrer a pé as suas ruas de casas brancas e listas amarelas: lindas, lindas!

Ruas de Moura

Jardim Dr. Santiago

O castelo de Moura assenta sobre um povoado da Idade do Ferro, onde foram encontradas em 1930, cinco peças de ouro, que se encontram actualmente depositadas no Museu Nacional de Arqueologia e Etnografia.

A vista do castelo sobre a cidade de Moura e as planícies alentejanas é maravilhosa, podia ficar ali horas a apreciar a paisagem!

Castelo de Moura

O calor aqui era tanto que quase sufocava e quando entrámos no carro para seguir novamente viajem, foi mesmo muito bom o ar fresquinho do ar condicionado! Assim, continuámos a nossa viajem em direcção ao grande lago do Alqueva e à sua barragem.

O Alqueva é o maior lago artificial da Europa, com uma albufeira de 250 km quadrados e mais de 1100 kms de margens! Da Barragem do Alqueva, a vista sobre o lago é grandiosa e por isso aqui vemos um placard com letras gigantes:  "On a clear day you can see forever".

Barragem do Alqueva

"On a clear day you can see forever"

O calor ainda era intenso mas, com o passar das horas, começava a abrandar e nós continuámos a nossa viagem, desta vez em direcção a Portel, uma bonita vila do distrito de Évora.

Chegámos a Portel e passeámos a pé pela vila, que é lindíssima e de seguida fomos visitar o castelo, que, infelizmente, tinha mesmo acabado de fechar às 17 horas (demasiado cedo, diga-se!). De qualquer das formas explorámos e fotografámos o exterior, que é imponente e digno de se ver!
Este castelo foi construído após a doação da vila por D. Afonso III a D. João Peres de Aboim, em 1261, por favores prestados e amizade e fidelidade ao Rei.

Terminada esta visita, fizemos-nos de novo à estrada (N236), em direcção a Viana do Alentejo, situada no coração do alto Alentejo (pertencente ao distrito de Évora) e último destino do nosso passeio!
Aqui a visita foi mais rápida, pois já era tarde e ainda tínhamos de regressar a casa, mas ainda houve tempo para uma visita ao Castelo de Viana e à sua Igreja Matriz, lindíssimos, como não podia deixar de ser.

Hora de voltar a casa e apreciar um pôr do sol magnífico, ainda em terras alentejanas! Chegámos a casa cansados mas de coração cheio, por termos tido o prazer de ver tudo aquilo que vimos! O Alentejo é magnífico, Portugal é lindo!

Espero que tenham gostado de passear comigo pelo Alentejo e agora deixem-me aqui as vossas opiniões! Já Conheciam e/ou já visitaram? Quero saber tudo! Beijinho grande e continuação de uma boa semana!

1. O Alentejo é mesmo lindo! Que belas fotografias! :D
    beijinhos

amarcadamarta.blogspot.pt

1. É verdade Martinha, muito obrigada!

Eliminar
  2. Da mesmo vontade de visitar que lugar lindo para passar uns dias, não conhecia
    Novo post ( Creme Corporal) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

3. o nosso país é mesmo bonito, não em canso de dizer isto! E o Alentejo tem uma magia especial! Adorei as fotos, especialmente as do Alqueva e a ultima com o pôr-do-sol. Magnifico!
    Beijinho grande*

1. Muito bonito mesmo Susaninha e o Alentejo não é excepção :)
      Obrigada e um grande beijinho <3

4. Ola sweet!
    As fotos estão lindas e realmente a cidade parece linda :) fiquei cheia de curiosidade quanto á história do castelo, vou investigar sem sombra de dúvida <3

pimentamaisdoce.blogspot.pt

5. Mas que fotos lindas! Esta é uma zona que ainda não conheço, mas que quero sem dúvida visitar!

Beijinhos!
    MESSY GAZING

1. Obrigada <3 Vale mesmo a pena visitar, sem dúvida!

Eliminar
  6. Que bonitos registos fotográficos, o ano passado estive no Alqueva mas só de passem quiça um dia visito com mais tempo

1. Se puderes visita com tempo, que vale mesmo a pena!

Eliminar
  7. Bonitas imagens. Não me importava de dar umas voltinhas por aí!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

8. Que lindas fotos!
    Feliz Dia da Mulher,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt

9. What a beautiful place <3 Love it. Great post, my dear.
    My blog

10. São sempre muito cansativos esses passeios, mas valem tanto a pena, também tivemos um passeio longo este fim-de-semana passado, mas pelo norte =)

MRS. MARGOT

1. Valem sempre a pena, mesmo! O norte também é lindo e vale muito a pena visitar!
      Beijinho*

Eliminar
  11. Tão bom passear! Já há alguns anos que não vou para os lados do Alentejo mas antes ia muito com a minha família. É muito bonito. <3
    Beijinhos, The Fancy Cats | Kawaii Box Giveaway

1. É verdade, é lindo, aliás, todo o nosso país é maravilhoso <3

Eliminar
  12. As tuas fotografias são sempre tão bonitas! Adoro seguir-te pelo instagram :D

Yellow Rain

13. Nossa! É realmente linda, linda! E esse lago artificial? E esses castelos, monumentos, vilas! Adorei! Que venham os próximos novos passeios e novos lugares ;)

beijos!

14. O Alentejo é mesmo lindo, adorei as fotos :)
    Beijinhos

15. Que percurso maravilhoso! Somos fãs entusiastas do nosso interior, e tem tesouros tão lindos, não é verdade?

Beijinhos,
    Daniela e Artur

1. É verdade, o nosso país é simplesmente maravilhoso!

Eliminar
  16. Que lindas fotografias! Tens mesmo um jeito especial para capturar a magia dos lugares.

17. Thanks dear!
    Have a nice evening, kisses <3

18. Tens mesmo muito jeito para fotografia!

1. Obrigado! Faço-o mesmo por gosto :)

Eliminar

A sua opinião é muito importante para mim!
Deixe o seu comentário e o link do seu blog, para que eu possa retribuir.
Obrigado e volte sempre !

Your opinion is very important to me!
Leave your comment and your blog link so I can return your visit.
Thank you and always come back !