22.9.17

Atacama, Chile, um lugar do outro mundo! - Parte II

Agora, que já sabem o que é necessário para poderem visitar o deserto de Atacama sem surpresas (aqui), vamos ver os lugares que podemos visitar??? Vamos lá!!!


Como vos tinha dito e devido à elevada altitude em que se encontram, devem começar por visitar os lugares mais baixos, como o Valle de la Luna, o Valle de Marte (conhecido também como Valle de la Muerte) e o Mirador de Kari (e a Piedra del Coyote).

Ficam a poucos quilómetros de San Pedro e são lugares mágicos que fazem justiça aos seus nomes e nos fazem sentir realmente na Lua ou em Marte e são o lugar ideal para ver um maravilhoso pôr do sol! Estes lugares fazem parte de tours de meio dia, por norma.

Valle de La Luna, o primeiro local a visitar e um paraíso em plena Cordilheira do sal, a 13 quilómetros de San Pedro de Atacama, localizado num vale de origem vulcânica que realmente parece a superfície lunar (a NASA já aqui testou veículos espaciais)! É composto por formações de pedra, areia e lagos secos que devido à sua composição salina, sulfato de cálcio, deixam um manto branco surreal! Possui diversas grutas e formações salinas naturais que parecem autênticas esculturas!


   
  


Caverna de Sal é uma das grutas do Valle de la Luna, onde se podem observar pedaços de sal gema e uma visita obrigatória e espectacular!




O próximo local a visitar é o Valle de Marte (também conhecido como Valle de la Muerte), relativamente perto de San Pedro de Atacama e do Valle de la Luna, situa-se na Cordilheira do Sal e é um vale montanhoso e arenoso com incríveis esculturas naturais.






As Três Marias, situam-se à saída do Valle de la Luna e são formações esculturais de quartzo, argila e granito que ao longo dos anos sofreram a erosão do sal e do vento do deserto.



Para terminar a tour com uma vista fantástica sobre os Valles de la Luna e de Marte e assistir a um pôr do sol maravilhoso, chegámos ao Mirador de Kari e à sua Piedra del Coyote. Uma paisagem do outro mundo e de fazer cortar a respiração! Quando o sol se põe o cenário é avassalador com os Andes ao fundo a tornarem-se vermelhos! 




  




Numa excursão de dia inteiro, podem visitar Toconao, o Salar de Atacama, o Salar de Tara e as Lagunas Altiplânicas. Também há excursões de meio dia a Tucanao e ao Salar de Atacama.

Toconao, primeiro lugar de visita nesta tour e cujo nome significa "Lugar de pedras", é uma aldeia com mais de 12.000 anos situada a 40 quilómetros de San Pedro de Atacama e onde se cultivam diversos tipos de fruta. Em baixo o campanário e a Igreja de San Lucas e uma simpática lama que lá encontrámos!





Continuando a viajem, chega-se a Valle de Jere, um oásis escondido no meio do deserto, a 38 quilómetros de San Pedro de Atacama e ao lado da aldeia de Toconao. Aqui encontramos a Quebrada de Jere, formação rochosa que envolve o Rio Jere e onde ainda se encontram vestígios de geoglifos. As águas doces que passam por este vale, além de favorecerem o crescimento de flora natural, permitem o cultivo das mais variadas frutas.





Finalmente chegamos ao Salar de Atacama, a cerca de 56 quilómetros de San Pedro de Atacama e passando Toconao. É um lugar que nos deixa fascinados, sem palavras! Num cenário mágico e surreal, o Salar da Atacama é a maior reserva de sal do Chile, com 3.000 quilómetros quadrados e é um espectáculo sem igual, lar de várias aves andinas e uma grande reserva de lítio, potássio e iodo! Faz parte da Reserva Nacional de Los Flamencos e aqui podemos, por isso, encontrar flamingos Andinos, Chilenos e James, além de outras espécies de aves que se alimentam nas diversas lagoas, como é o caso da Lagoa Chaxa, cujas águas são ricas em artémia. 
Para terminar o dia e a excursão assistimos aqui a um fantástico por do sol! Agora é hora de regressar!














  


A 89 quilómetros de San Pedro e a 4.200 metros de altitude situa-se o campo geotérmico mais alto do mundo e os Geysers del Tatio! Os montes que o rodeiam chegam aos 5.900 metros de altitude! Este local faz parte de tours de dia inteiro e para aqui chegarmos temos de sair do hotel cerca das 5 horas da manhã, pois a viagem é feita de noite, é longa e sempre a subir......tudo isto porque é durante o nascer do sol que os geysers atingem a sua máxima actividade, ficando depois inactivos até ao próximo nascer do sol.
Como vos disse na publicação anterior: aqui, esta é a tour para a qual têm de estar mais bem preparados, com 3 camadas de roupa e acessórios para se protegem das temperaturas negativas matinais (antes do sol nascer!) e a necessidade de beber água constantemente, para combater o "mal das alturas".......é mesmo de extrema importância!


Mas tudo isto vale a pena, porque ao chegarem aos Geysers del Tatio, defrontam-se com um autêntico espectáculo da natureza: vapores e águas que atingem os 85º e que alcançam 7 e 8 metros de altura! Existem também piscinas termais, onde podem tomar um banho, embora a temperatura cá fora seja tudo menos convidativa! Nós preferimos apreciar um belo pequeno almoço que a empresa Touristour, responsável por todas as nossas tours, preparou para nós.......fantástico mesmo, não é todos os dias que se toma o pequeno almoço num lugar especial como este!












Hora de continuar a nossa tour e apreciar a paisagem que nos rodeia (pois a viagem até aos Geysers foi toda feita de noite). Pelo caminho podem ver vicunhas, lamas, vizcachas, além de cactos gigantes e outras espécies de flora do deserto. Chegamos então a Vado Putana, um lago que é o habitat natural de varias aves aquáticas. Ao fundo o Volcano Putana.......e frio, muito frio mesmo!







Continuando a nossa tour chegamos a Machuca, uma pequena aldeia Andina, situada a cerca de 4.000 metros de altitude, com 20 casinhas e uma igreja que nos faz viajar no tempo! Quem aqui habita, vive do pastoreio de lamas e por isso não é de admirar que aqui se vendam espetadas de lama acabadas de sair do churrasco....nós experimentámos e realmente gostámos!





Hora de regressar a San Pedro de Atacama, que o dia começou bem cedo, mas sempre a absorver a maravilhosa paisagem que nos rodeia!


Além destas tours, gostaríamos de ter feito a tour astronómica mas infelizmente era lua cheia e nesta altura não se realizam estas tours pelo motivo óbvio de excesso de luz nocturna. Ainda assim não deixámos de visitar o Museo del Meteorito, em San Pedro de Atacama, que recomendo vivamente! Aprendi mais sobre o tema em 40 minutos do que em toda a minha vida e simplesmente adorei!
Guias audiovisuais em diversas línguas e exposição de 77 meteoritos (eu toquei num pela primeira vez!). A entrada é de 3.500 pesos por pessoa (4,69 €).





E para saberem tudo o que devem fazer e trazer obrigatoriamente para esta viagem, vejam a minha publicação anterior aqui! Espero que tenham gostado desta viajem fantástica a um lugar do outro mundo! Beijinho enorme!

51 comentários:

  1. Que lugares incríveis! As fotos estão lindíssimas! :D
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Marta <3
      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar
  2. Nossa cada vez mais tenho adorado acompanhar as tuas viagens que lugares mais lindos
    tens ai um bom álbum de fotos
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!
      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar
  3. Wow, this place is amazing, really amazing! So lovely natural, like it a lot!
    Great photos, so lovely and wodnerful.

    Visit my blog, Maleficent

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:06

    Stunning photos! (:

    CM | XIII.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much <3
      Have a great week, kisses <3

      Eliminar
  5. Meu Deus, é tão lindo! Que paisagens maravilhosas!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um lugar do outro mundo ;)
      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar
  6. Thanks Milica, I'll visit your blog ;)
    Have a great week, kisses <3

    ResponderEliminar
  7. Oh pá, eu só gostava de visitar 1/3 dos sítios que tu visitas *.* Amei as fotos!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda hás-de visitar vais ver!:)
      É que eu sou bem mais velha do que tu....já são muitos mais anos a viajar, eheheh ;)

      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar
  8. Que viagem incrível! Deve ser uma experiência maravilhosa visitar estes sítios. O pôr-do-sol, então, vai ficar para sempre na vossa memória!
    Essa lama tinha mesmo um ar simpático!

    Boa semana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ser uma experiência inesquecível e vai ficar para sempre na nossa memória e nosso coração <3

      A lama era muito fofinha :)
      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar
  9. Obrigado, minha linda. De coração :D

    Meu Deus! Confesso que continuo super entusiasmado pela tua viagem. Isto demonstra a naturza no seu todo!! Adoro!

    NEW REVIEW POST | Your Face Deserves: CLEANING, HYDRATION AND LUMINOSITY!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És um amor Miguel e mereces!

      A natureza é fantástica e há tanto por aí a descobrir!

      Beijinho e boa semana!

      Eliminar
  10. Completamente rendida, cada vez mais a querer trocar a secretária por uma mochila e partir á descoberta!
    Já sigo o blog! Adoro!
    Beiijocas,
    Sandra
    www.tudosobretudon.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sandra e muito bem vinda!

      Viajar é um das melhores coisas que a vida nos pode oferecer! Dá vontade mesmo de partir por aí e descobrir tanta coisa maravilhosa <3

      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar
  11. Interesting! Very beautiful photos! Thank you for the excursion)

    alishapony.blogspot.ru

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks so much, I'm so glad you like it! <3
      Have a great day, kisses <3

      Eliminar
  12. OMGGG que fotos brutais!!!! adoro
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelas fotos, ficaram incríveis, que locais magníficos :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado! Os locais foram mesmo inspiradores :)
      Beijinho*

      Eliminar
  14. Amazing place and great photos.
    Follow for follow?

    My Tester Mania BlogFacebook pageTwitter

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Adenina!

      I'm aallready following you, hope to see you soon ;)

      Have a great day <3

      Eliminar
    2. Thanks, I follow you too :)

      Eliminar
  15. Beautiful place, amazing photos.
    Thank you for showing us.
    I am following you, like to follow me back?
    https://fashionista2020.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks so much Sudhanya, I'm very glad you like it <3

      Thanks for following, I'm following you too :)

      Have a great day! <3

      Eliminar
  16. Que lugares tão bonitos! Mágicos! Adorava conhecer!!!! As fotografias estão espectaculares!
    Beijinho grande <3

    sosweetgirlythings.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visita Susaninha, vale mesmo muito a pena!
      Beijinho grande <3

      Eliminar
  17. Thanks Jelena :)
    I'm allready following you! Hope to see you soon ;)

    Have a great day, kisses <3

    ResponderEliminar
  18. Que sitios mais lindos! :3

    Beijocas
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  19. Hello from Poland! :-)
    Nice blog and post!
    U are amazing!
    I follow U, maybe U follow me back?

    https://nataliazarzycka.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Natalia and welcome!

      Thanks so much, I'm allready following you too :)

      Have a great evening, kisses from Portugal <3

      Eliminar
  20. Que lugar lindo, como Deus é maravilhoso :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Monyque, a natureza é maravilhosa e há recantos lindos a cada canto :)
      Beijinhos e resto de uma boa semana <3

      Eliminar
  21. So interesting post! Photos look amazing :)
    Would you like to follow each other, if you do, let me know in the comments on my blog.
    kisses
    www.darijadujovic.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks Darija, Ill visit your blog :)
      Have a great evening, kisses <3

      Eliminar
  22. Wow!!! that's an interesting post and amazing photos!
    Have a happy Sunday!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks so much Anya!
      Have a great evening, kisses <3

      Eliminar
  23. Que viagem maravilhosa ! Despertou-me a curiosidade para conhecer o Chile :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um lugar fantástico para visitar e um dos mais vale a pena!~
      Beijinhos e bom feriado <3

      Eliminar
  24. Que lugar fantástico!!
    https://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, vale a pena visitar sem dúvida!
      Beijinhos e bom feriado <3

      Eliminar
  25. É verdade, deixa saudades :)
    Beijinhos e bom feriado <3

    ResponderEliminar
  26. Adorei as fotos! Os locais parecem incríveis mesmo! Uma viagem de sonho :)

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um privilégio ter visitado! É mesmo um lugar do outro mundo, mágico, encantador!
      Beijinho grande e boa semana <3

      Eliminar

A sua opinião é muito importante para mim!
Deixe o seu comentário e o link do seu blog, para que eu possa retribuir.
Obrigado e volte sempre !

Your opinion is very important to me!
Leave your comment and your blog link so I can return your visit.
Thank you and always come back !